sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Career Tips

Como referi no artigo anterior da rubrica Career Tips, as melhores oportunidades profissionais surgem no seio das relações mais próximas que nutrimos. Assim, hoje vou falar sobre networking, trabalho no qual se incluem as amizades e relações familiares que desenvolvemos naturalmente, mas que se alarga a qualquer contacto directo ou indirecto que outras pessoas podem ter connosco, em pessoa ou através do nosso nome, trabalho ou boatos.

Networking é essencial, hoje em dia, para quem quer empreender, principalmente num país pequeno e recheado de trilhos e atalhos como o nosso. É preciso que as pessoas com quem nos relacionamos saibam quais as nossas áreas de interesse, que projectos estamos ou desejamos desenvolver, quais os nossos pontos fortes. No caso de conheceram uma oportunidade ou projecto que se enquadre nos nossos interesses ou competências, essas pessoas vão recordar-se de nós e sugerir-nos ou contactar-nos. Por isso, quando abordarem as áreas ou projectos de interesse, façam-no com paixão e conhecimento. Vai transmitir uma imagem de potencial, verdadeiro empenho e confiança. É exactamente isso que vai fazer com as pessoas se lembrem de vocês para a oportunidade que surgir.

Mantenham contacto com professores ou ex-chefes ligados à área que mais vos cativa. Eles saberão das oportunidades e lembrar-se-ão mais rapidamente do vosso nome se for um nome do presente e presente. Para além disso, tentem conhecer pessoas ligadas o mais possível à área. É uma forma de fazer amigos e/ou contactos profissionais. Para isso, podem ser úteis workshops, formações específicas, conferências, entre outros eventos. É um investimento em formação, mas também uma situação de networking.

Reparem que a palavra "networking" é utilizada no gerúndio. Isso indica-nos algo muito importante: é um trabalho contínuo e que não deve ser descontinuado. Não é porque já temos um projecto ou porque estamos empregados que, de um dia para o outro, inesperadamente, nos vemos sem isso. Continuem a embarcar em eventos que vos permitam estar em contacto com profissionais ligados a áreas que vos interessem. Não que tenha a ver com carreira, mas também não quebrem os laços com os vossos amigos. São uma importante rede de apoio para o der e vier.

Quando conhecerem alguém pela primeira vez, apresentem-se de forma a serem recordados com graça, elegância e segurança. Ajuda se o vosso nome for invulgar, mas a postura e o cuidado com as palavras têm o mesmo peso. Cuidado porém. É mais fácil cair em desgraça do que em graça. E mais difícil cair em graça do que a ter. Ser engraçado e mostrar bom humor é fundamental, mas sem cair do ordinário ou ridículo. Também é fácil passar por aborrecido e desinteressante. Basta que se concentrem demasiado no que as pessoas estão ou vão pensar sobre vocês. Relaxem, sejam iguais a quem são e reajam em consequência àquilo que vos é dado como estímulo.

Não gostaria de entrar na vida pessoal e, muito menos, sexual de cada um, mas vejo-me obrigada a chamar a atenção para a promiscuidade que podemos observar em todo o lado. Não favorece a carreira de ninguém envolver-se com alguém influente, independentemente do tipo e grau de influência que possam ter. Ainda que as relações que vamos travando tendam a ficar num círculo mais ou menos fechado sobre a actividade profissional que exercemos, não é por isso que se justifica o envolvimento vulgar com colegas, chefes, ou outros, potencias, actuais ou do passado. O cuidado com este aspecto é crucial para a imagem que queremos passar de nós enquanto profissinais.

Por último, o aspecto mais importante do networking: a imagem. Esta refere-se não só ao aspecto físico de cada um, como ao perfil que as pessoas retêm sobre a nossa abordagem, trabalho ou vida pessoal. Ainda que não queiramos assumir, a diferença entre um contacto fracassado e um de sucesso pode residir exactamente neste aspecto. A forma como nos apresentamos fisicamente deve ser simples, para a maioria dos casos, simples mas cuidada, mas essencialmente limpa. As exuberâncias podem demonstrar-se através das cores, formas e até marcas das roupas ou acessórios que decidimos usar. Seja qual for o nosso estilo, não deve ser esse o aspecto pelo qual queremos ser lembrados, a menos que a nossa actividade profissinal se relacione com moda ou design. O perfil que as pessoas cronstróem sobre nós começa no momento do primeiro contacto com o nosso nome e/ou com a nossa pessoa. Assim, é necessário cuidar para que as recordações a nós associadas tenham a ver com o nosso trabalho, ou postura profissional, mas sempre de forma positiva. Sendo que a esmagadora maioria de nós não está ligada unica e exclusivamente ao mundo das artes e espectáculo ou entretenimento, existe publicidade negativa e quase nunca funciona a nosso favor.

E, por hoje, é tudo!

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