terça-feira, 24 de agosto de 2010

Career Tips

A base de uma boa amizade é a troca de favores. É no núcleo das relações mais próximas que conseguimos as melhores oportunidades, especialmente as profissionais.

Apesar de parecer que estou a descrever uma base fútil e interesseira para uma relação mais vulgarment caracterizada pela confiança e altruísmo, estou de facto a referir a melhor maneira de trazer dinamismo às relações entre iguais. Senão vejamos a seguinte situação: dois indivíduos que andaram na mesma turma durante três anos, que até eram amigos, mas cuja vida os separou e levou para caminhos distantes - um tornou-se professor, o outro contabilista. Sempre mantiveram uma ténue ligação entre eles, seja pelo Facebook durante todo o ano, quer pelos aniversários respectivos a que compareciam religiosamente. Um dia, o professor pede ajuda ao contabilista por causa de uns documentos que precisava de processar e marcam um café, a conversa começa por aí mas desenrola-se rapidamente e logo o professor acaba por integrar a equipa de futebol dos amigos do contabilista, seguem-se os jantares e as conversas e os favores...
Não significa que os amigos tenham de facilitar borlas ou descontos uns aos outros nos favores que incluam a sua actividade profissional. Simplesmente, é-lhes imputada, para além da disponibilidade, a responsabilidade de dar o seu melhor no que fizer. Apenas isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário